O chocolate é um alimento feito a partir da amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remota às civilizações pré-colonianas da América Central. Apartir dos descobrimentos foi levado para a Europa onde se popularizou, especialmente a partir dos seculos XVII.
O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramemtos realizados desde o inicio da colonização europeia da América. O mesmo era consumido pelos indígenas como bebida quente e amarga de uso exclusivo da nobreza. Os Europeus passaram então a adoçar e a misturar especiarias para adequar o mesmo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos procesos industriais e técnicas culinárias surgem o chocolate com leite e depois na forma de sólido. Actualmente é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, barras, ovos, bombons, etc, e liquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de consumido puro, é tambem ingrediente de um grande número de alimentos como bolos, tortas, mousses, sorvetes, biscoitos e doces em geral.
Produção do chocolate:
O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave, os grãos de cacau e o açucar.
Contudo, a composição completa varia em todo o mundo devido á diferença de gostos e legislação. Os principais ingredientes são os açucares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbital, lecitina de soja, aromatizantes e edulcorantes. Apesar de tudo o cacau é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor e, também, para a redução de actividade de água, aumentando a durabilidade. O tipo de cacau utilizado e as misturas entre diferentes tipos definem e diferenciam cada tipo de chocolate.
Saúde:
Apesar de o chocolate ser geralmete consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau em pó ou o chocolate amargo por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros. As propriedades afródisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado por ser um alimento altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidade.
_Acne:
Há uma crença popular de que o consumo de chocolate pode causar acne. Alguns estudos relacionam alimentos com alto indice glicémico em geral, apesar dessa questão ser contorversa e ainda ser alvo de estudos. Uma das expliacções é que as glândolas sebáceas não respondem directamente aos alimentos e sim aos hormónios produzidos pelo próprio organismo.
Saber mais um bocadinho sobre um dos nossos alimentos favoritos nunca é demais...! eheh